O que é mesmo Personal Organizer? - Gisele Luz Personal Organizer

O que é mesmo Personal Organizer?

Publicado em quarta-feira, 28 de abril de 2021



A profissão de PO (personal organizer) que ficou conhecida no Brasil com o programa de televisão Santa Ajuda com a  apresentação de Micaela Goes, com o fenômeno Marie Kondo e Priscila Saboia no É de Casa entre outros, nasceu muito antes nos Estados Unidos. Conhecido como professional organizer, essa profissão começou na década de 80. Atualmente a NAPO (National Association of Productivity & Organizing) é a associação mais reconhecida dessa profissão, com mais de 4000 associados e já temos no Brasil a ANPOP (Associação Nacional dos Profissionais de Produtividade e Organização). No nosso país, os primeiros profissionais iniciaram essa atividade a partir do ano de 2000.

E por que essa profissão cresceu tanto no Brasil e no mundo nos últimos anos? 
Simples, porque oferecemos o que as pessoas mais precisam, tempo! Com a correria do dia-a-dia, pessoas com multitarefas, a casa e a vida se tornaram "bagunçada".  A casa tem vida, existe uma normalidade na bagunça sim, mas o que não pode acontecer é interferir na perda de tempo e dinheiro por perder prazos, documentos, roupas, alimentos e tempo! Somos especializados não só em acabar com a bagunça, mas em transformar a rotina e a vida das pessoas, pois a organização traz mais qualidade de vida! 


Mas o que faz e onde um PO pode atuar?
O PO (profissional da organização ou personal organizer) é especializado em trazer praticidade, soluções de otimização de espaços e tornar sua rotina mais funcional. 
A atuação depende da especialização do profissional,  que pode ser:
Organização de ambientes;
Organização de ambientes para pessoas com necessidades especiais, com mobilidade restrita ou deficiência visual;
Organização baby;
Organização e planejamento de rotinas para idosos;
Organização de mudanças;
Organização de fotos digitais e impressas;
Organização de documentos;
Organização de home office;
Organização de empresas e escritórios;
Organização de cardápio;
Organização de rotinas domésticas;
Organização financeira;
Organização de malas de viagem;
Planejamento e organização de viagens;
Auxílio à enlutados (pessoas que perderam uma pessoa próxima e passam por dificuldades de organizar e destinar os pertences);
Orientação de noivos ou recém-casados; 
Organização de recomeço;
Organização de RV (motorhomes).


Enfim, tudo o que pode ser organizado, um PO pode atuar, dependendo de sua especialização; e porquê? Porque trabalhamos com sistemas., Não são simples dobras, não é sobre limpar o local, não é manter a bagunça escondida; é sim entender a lógica do funcionamento da pessoa e criar sistemas que auxiliem para manter a ordem. 


Tem dúvidas sobre a profissão? Quer entender mais sobre essa atividade? Sabe porque a abelha está me acompanhando nesse post? Me acompanhe por aqui, vamos construir juntos esse blog!!!!





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