Qual tábua de cozinha devo ter? - Gisele Luz Personal Organizer

Qual tábua de cozinha devo ter?

Publicado em domingo, 2 de maio de 2021



As placas de corte, conhecidas como tábuas de corte, são utensílios indispensáveis em qualquer cozinha. Servem tanto para corte como para montagem de uma tábua de frios, pães e pastas, servir carnes e o que a sua criatividade inventar. Diferem no tipo de material, na durabilidade e na facilidade de limpeza, principalmente. Os materiais utilizados na fabricação das tábuas são vidro, bambu, madeira e polietileno.

A tábua de madeira é a menos recomendada por ser um material de difícil limpeza e sanitização. Mesmo limpando bem com água e detergente ou sabão, restos de alimentos ficam nos sulco da madeira. Ela também não pode ficar de molho em água sanitária ou ser lavada em máquinas de lavar louças com água quente, pois pode empenar.

A tábua de bambu têm a vantagem de ser feita de um material ecologicamente correto mas como desvantagem o bambu não resiste bem a umidade prolongada. Não pode ficar de molho em água sanitária e nem em lava louças.  A limpeza deve ser feita com detergente neutro, esponja e água corrente.

A tábua de corte fabricada em polietileno atóxico evita a proliferação de bactérias e fungos, aumentando a segurança e evitando a contaminação cruzada pois são divididas em cores, para manipulação dos diversos alimentos. 
Cores:
Azul: Pescados e frutos do mar crus. 
Amarelo: Aves, como frangos, perus e patos crus. 
Vermelho: Carnes vermelhas cruas. 
Brancas: Pães e laticínios. 
Marrom: Carnes e alimentos cozidos. 
Verde: Frutas e verduras*
*Aqui em casa usamos uma tábua de madeira para os pães, a verde para verduras e a branca usamos para frutas! O que importa é estar combinado entre os cozinheiros da casa!

A tábua de vidro  é bonita e higiênica, com maior dificuldade para a formação de ranhuras para acúmulo de bactérias. Mas é frágil, feita de vidro não reciclável, escorregadia, aumentando risco de acidentes e cortes e não é indicada pelos chefs de cozinha pois aceleram a perda do fio das facas. A principal vantagem é que pode ser lavada com sabão neutro, esponja e água corrente. Não há necessidade de água sanitária.

Agora que já falamos sobre os tipos de placas (tábuas) de corte, vamos abordar sobre a higienização. O primeiro passo é lavar a placa imediatamente após cada uso. Quanto mais tempo ela ficar suja, maior a probabilidade de absorver odores e manchas, além de proliferar as bactérias.

Lave a placa com a ajuda de esponja, detergente neutro e, se possível, água quente (dependendo do material). Deixe secar sempre na posição vertical (em pé) em um local ventilado. 

Mesmo lavando após o uso, em alguns casos, dependendo do material, é necessário limpar mais profundamente de vez em quando. Uma solução com hipoclorito de sódio (ou água sanitária de boa qualidade) mata mais micro-organismos impregnados do que a água e sabão.

Nas tábuas de polietileno (plástico): quinzenalmente, encha um recipiente de água (quente) e adicione 20 ml (1 colher de sopa) de água sanitária para cada litro de água. Se a sua placa estiver com mau cheiro, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Deixe de molho somente de 15 a 20 minutos. Após, enxague a placa com água em abundância e deixe-a secar naturalmente.

Se a placa for de madeira e, estiver ficando opaca, você pode hidratá-la com óleo mineral. Deixe secar novamente, lave e guarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário